26/01/2015
Sistema de criação Jersey JOPX

SISTEMA DE CRIAÇÃO JERSEY JOPX – FAZENDA IPIRANGA

O Gado Jersey JOPX vem sendo criado na Fazenda Ipiranga em Loanda (Noroeste do Paraná) - desde o ano 2003. Esta região - denominada de Arenito Caiuá - é caracterizada por apresentar solos mistos a arenosos, um clima bastante quente e um regime de chuvas um tanto irregular.

O sistema de criação JOPX está alicerçado em quatro pilares centrais: a adaptação dos animais às condições naturais da região, a busca de uma ótima performance produtiva/reprodutiva, a conformação de cada indivíduo dentro do rebanho e a gestão eficiente e sustentável da atividade. Com isto a Fazenda Ipiranga busca criar animais longevos e bastante produtivos, mas rústicos e adaptados, com baixos custos de produção.

BEZERROS (0 a 4 meses)
Os bezerros são aleitados até os 70-90 dias de idade, permanecendo em pequenos piquetes individuais no bezerreiro.
Desde o primeiro dia de vida, os bezerros tem acesso a feno de boa qualidade e ração inicial a vontade, para melhorar o seu desempenho. Após o desmame, estes animais permanecem por um a dois meses em um piquete de transição (ao lado do bezerreiro). Ou seja, a partir dos 4 meses de idade, a recria JOPX já está pronta para entrar no manejo de lotes da Fazenda Ipiranga. As duas metas principais para estes animais são: manter um ganho de peso de 500-550 g/cabeça/dia, a fim de emprenhar as novilhas com aproximadamente 270 Kg aos 15-16 meses.

RECRIA (4 a 13 meses)
Três lotes de recria (conforme descrito abaixo) são manejados em piquetes de tifton. Estes lotes ficam em pastejo mas recebem uma dieta de feno ou silagem e 2 Kg de concentrado de novilhas por dia, além de sal mineral a vontade:
Recria Pequena - animais de 4 a 7 meses;
Recria Média - animais de 7 a 10 meses;
Recria Grande - animais de 10 a 13 meses.
Após esta fase, as novilhas já estarão prontas para entrar no programa reprodutivo da fazenda.

NOVILHAS (13 -22 meses)
Três lotes de novilhas (conforme descrito abaixo) são também manejados em piquetes de tifton. Nesta fase, as novilhas recebem 2 Kg de concentrado e silagem (somente no inverno), além de sal mineral a vontade:
Novilhas Pequenas - animais de 13 a 16 meses
Novilhas Médias - animais de 16 a 19 meses
Novilhas Grandes - animais de 19 a 22 meses
Depois desta fase, as novilhas já deverão estar todas prenhes e, após o parto, seguirão para os lotes de lactação. Como as primeiras parições acontecem - normalmente - aos 24-27 meses, as novilhas prenhes ainda passam algum tempo no lote das vacas secas, antes de virem para o pré-parto (20-30 dias antes do parto).

VACAS
As vacas em lactação, por sua vez, permanecem em piquetes sombreados, com acesso irrestrito a um barracão de alimentação. Elas só saem dos seus piquetes para as ordenhas (2 por dia). Elas são divididas em três lotes de produção (conforme descrito abaixo). As dietas que elas recebem dependem da sua média de produção de leite:
Lote 1: produção média diária de 32 Kg/Cabeça/Dia
Lote 2: produção média diária de 22 Kg/Cabeça/Dia
Lote 3: produção média diária de 15 Kg/Cabeça/Dia
A região de Loanda é muito quente e normalmente não tem chuvas tão regulares no verão. Porém, com um bom planejamento agrícola e o uso de um manejo adequado do solo, sorgo e milho são ensilados anualmente na fazenda para a alimentação dos animais.

Este manejo, descrito acima de forma sucinta, confere ao Gado Jersey JOPX muita rusticidade e adaptabilidade. Desta forma, com o grande potencial genético JOPX, a rusticidade e a resistência a ectoparasitas (carrapato e mosca do chifre), os animais da Fazenda Ipiranga se adaptam bem a qualquer tipo de manejo em qualquer parte do Brasil!

Página Inicial | Mais Artigos


Fazenda: Rod. Loanda ao Trevo de Nova Londrina, Km 4,5 / Loanda - PR
Correspondência: Caixa Postal 73 / CEP: 87.900-000 / Loanda - PR
Fone: 044 9149-5453 (Vivo) ou 044 8864-0273 (Claro)
Email: marcelo@fazendaipiranga.com.br / MSN: ipiranga01@hotmail.com